...espasmos de lucidez podem gerar avalanches de idéias, ou não.

segunda-feira, março 15, 2010

A vida como ela é.

Nelson Rodrigues era um homem provavelmente formidável.
Escrevo provavelmente porque conheço tanto dele quanto qualquer um, com vinte minutos livres e internet.
Mas refiro-me mais especificamente à coluna 'A vida como ela é' que escrevia diariamente para o Jornal a Última Hora, recheada de traições, intrigas, finais inusitados e sexo; muito sexo. O adultério é o tema mais presente; o que julgo, minimamente, curioso para o nome.
'A vida como ela é' soa como a Sessão da Tarde, como contos anedódicos; mas não. Assim, justificando o primeiro período.
E sexo realmente é o que move a maior parte do mundo, um gigantesco 'modelo fornicocêntrico'.
Ainda assim, trata-se com tanto pudor e esmero tal assunto que, convenhamos, acontece beem naturalmente. Também a homossexualidade, os fetiches, o adultério... Mesmo depois de milhares de anos de tentativa e erro (leia-se putaria).
'Não desejarás a mulher do próximo' - escreveu sabiamente Moisés tentando evitar dor de corno em plena passagem bíblica; digo, Deus escreveu (o que dará no mesmo). Quando se conduz uma multidão no meio do deserto por quarenta anos, medidas drásticas tem de ser tomadas. Mas permanecer dois mil anos na utopia que não se dará nem 'umazinha' fora?
Perpetuar normas que sabe-se de antemão que serão descumpridas não é a mais sábia das decisões.
Sim, estou vendo em termos práticos e reais; o desrespeito, tristeza, vergonha, continuam inerentes ao ato. Mas desde quando as decisões (inclusive as 'certas') são morais?
Casal perdidamente apaixonado onde as partes moram longe, o melhor amigo dela e muita curtição hedonística. Poderia ser outro conto de N. Rodrigues, mas é a mais tangível realidade. Não duvido do amor daqueles ou da amizade destes... Errado? Imoral? Vergonhoso? Não... Simplesmente a vida, como ela é.

2 comentários:

  1. o amor algema o coito no ser que se ama. qual a graça se não for com ele?
    talvez amor não seja um termo existente na vida, como ela é...

    ResponderExcluir
  2. Muito bom
    Escreve mais ai rapaz

    ResponderExcluir

Esteja certo... ;]

yaz