...espasmos de lucidez podem gerar avalanches de idéias, ou não.

terça-feira, abril 27, 2010

Uma música em inglês.

Andava distraído pela rua quando percebi, mais a frente, um rapaz a entregar jornais... Daqueles que as pessoas fingem olhar com muita força para frente a fim de evitar pegar o tal papel sem dirigir uma palavra se quer.
Claro que não gosto de ser atolado de papéis entregues a esmo na rua; mas no geral acho triste a invisibilidade social que este tipo de indivíduo adquire. Aí, acabo aceitando e agradecendo.
Era um jornal de uma religião (não importa qual)... Tirando uma reportagem cômica, chamou-me mesmo a atenção uma singela coluna intitulada 'Não está tudo bem!' de Cristiane Cardoso. Fala sobre como a escritora abordou uma jovem de uma forma o tanto 'curiosa'. Mas o que me parece ser o cerne do texto diz respeito a seguinte parte:
"Existe uma música em inglês que diz 'don´t worry, be happy' ('não se preocupe, seja feliz') e tenho que dizer que tomei antipatia por essa música. É a atitude dessa geração de estar conformada com qualquer coisa que a vida apresenta."*
Será que a autora sabe que quem escreveu essa 'música em inglês' foi um jamaicano que colocou o Caribe no mapa mundial mostrando que há no arquipélago paradisíaco mais que mão-de-obra barata e hotéis super-luxuosos? Que é o mesmo cara que também cantava a plenos pulmões 'Levante, resista; lute pelos seus direitos! Levante, resista: não desista da luta!'¹?.
Olha, nem sou tão fã do Bob... Mas os versos atribuídos ao comodismo pela autora, são os mesmos que me serviram para soltar uns bons sorrisos em momentos tensos, onde o máximo que podia fazer era o meu melhor e não se preocupar com o resto, afinal 'cada coisinha, vai ficar bem'². Do alto de sua simplicidade, Robert Nesta Marley cantou poderosos versos de amor e paz em plena guerra fria, o que é suficiente para fazer-lhe ganhar pelo menos meu respeito.
Pensei em mandar tudo isso à autora, sugerindo-lhe tomar cuidado; tendo em vista a grande circulação do jornal religioso em questão...
Mas não, preferi fazer um 'pacto' mental: não dou pitaco em seu periódico em troca de não ser convidado com intermináveis palestras a converter-me.
.
*Cópia literal do texto original
¹Música: Get Up, Stand Up - Bob Marley
²Música: Three Little Birds - Bob Marley

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esteja certo... ;]

yaz